O que a Universidade brasileira tem que a Califórnia College of the Arts não tem?

Visitar é conhecer, xeretar é aprender. Imerso na economia criativa, nas minhas perambulâncias me intrometi no dia a dia em um dos Campus da California College of the Arts, tradicional Universidade da Califórnia focada em Cursos criativos, percebi como a simplicidade é o elemento que faz a diferença.

College of the Arts fica em um bairro cheio de empresas de design em São Francisco e está localizado em um galpão de pegada industrial, repaginado. O que chama atenção mesmo é a sensação de liberdade criativa que você tem dentro do espaço, estímulante para experimentar, investigar e interagir. É legal que para conseguir fazer isso bastou não ter seguido alguns conceitos tradicionais  quando se pensa em espaços para educação.

Pra que Teto e Portas?

Depois de dentro do galpão, a falta de limite de ambientes gera estimulo a pensar fora da caixa, ao mesmo tempo em que flexibiliza e integra a escola como um todo.

Pra que Aulas?

Em cursos de design, artes plásticas, moda, cinema, publicidade, fotografia e etc. de pouco vale a teoria. Muito mais importante é a pratica, por a mão na massa e fazer. Quase tudo é baseado em projetos. Pesquisar, produzir e trocar idéias é o melhor caminho para se criar uma mente disruptiva. Professor não é o detentor do conhecimento e sim um facilitador.

Pra que Decoração?

O que existe são paredes brancas, prontas para ser o pano de fundo dos trabalhos dos alunos, livres para serem grampeadas, coladas, expostas. É como uma galeria de acervo que sempre muda, aberta para apresentação e com a vantagem de receber feedback.

Pra que Biblioteca?

Ter espaço para guardar livro para criativos não tem muito sentido. Então decidiram trocar a biblioteca tradicional por uma materioteca: um grande acervo de materiais e suas características. A idéia é que os alunos possam ter contato com as possibilidades físicas atuais para tentar descobrir qual se adapta melhor a seus projetos.

Por fim isso se trata de deixar as coisas simples. É deixar um ambiente natural e estimulante para um aprendizado mais criativo e eficiente.  Voltando ao título, o que Universidade brasileira tem que o Califórnia College não tem é… o excesso!

Educação a distância

A educação a distância (Online Education) é uma modalidade de ensino online o a distância na qual estudantes não necessitam assistencia fisicamente a nenhuma aula. Normalmente, se envia ao estudante por correio o material de estudo (textos escritos, vídeos, arquivos de audio, CD-Rom) e devolve os exercicios resolvidos.

Hoje em dia, as escolas a distância de formação on-line utilizam o correio eletrônico e outras possibilidades que oferece a Internet, fundamentalmente as aulas virtuais para ajudar a estudar em casa. Na educação superior para adultos o aprendizado desenvolvido com as novas tecnologias da comunicação se chama de e-learning ou formação on-line a distância.

Em alguns casos de estudos a distância, os estudantes devem ou podem ir fisicamente em determinadas ocasiões para receber tutorias, ou para realizar provas. Existe ensino Superior para adultos a distância para qualquer nivel de estudos, mas o mais usual é que se faça para estudos universitarios e se obtenha um título a distância. Uma das características atraentes da modalidade da formação a distância é a flexibilidade de horários que oferece a universidade a distância que faz o ensino on-line.

O estudante organiza seu período de estudo por sí próprio, o qual requer certo grau de auto-disciplina. É comum pensar que uma formação a distância (online) somente é válida se a conseguimos após anos de presença em aula de algum universitário campus. Ainda é difícil acreditar que uma boa formação superior para adultos a distância possa ser aceita no mundo empresarial, no entanto é assim.

De fato, os departamentos de on-line recursos humanos de muitas empresas valorizam. É especialmente a universidade a distância (online) e aquelas pessoas que demonstram a responsabilidade, a força de vontade, a motivação e a capacidade de superação que implica dedicar-se à aprender a distância ao mesmo tempo que trabalha. Hoje, a educação on-line está muito bem considerada pelo mundo laboral e conta com um grande reconhecimento.