Manifesto Aprendizado Mundo

Nas constantes reflexões sobre a minha vida, surgem momentos em que as idéias fazem sexo, essa é a etapa de nascer mais esse blog no mundo. Mas claro, para entender um pouco o projeto, antes disso tem todo um “love story” que vale a pena contar…

Há quase dois anos atrás larguei meu antigo curso de publicidade em Recife. Se nesse momento ainda estivesse lá, seria a hora de eu me preocupar com o Trabalho de Conclusão de Curso, “amigavelmente” conhecida como o TCC. Esse é o trabalho em que você deverá mostrar todo seu domínio acadêmico para dar uma grande resposta a um mundo de constante mudança.

E seguindo o protocolo, com essa resposta, possivelmente você deverá está habilitado para a viver no mundo real. Quando eu notei que a única coisa que interferia meu aprendizado era a minha educação, Decidi sair um pouco das limitações imaginárias. Experimento e aprendo com o mundo real e desde então, considero esses últimos dois anos os mais ricos da minha vida.

Um dia tomei a decisão de largar o Curso Superior, muito provável que nossos pais não quererem ouvir algo semelhante. Mas assim o fiz, e claro, junto sempre que possível, a uma proposta que considerei melhor: Focar em estudar coisas que eu realmente tenho interesse em aprender. Com essa minha decisão, eles deixariam de pagar uns R$1.100,00 reais por mês, mas seria um desperdício se não fosse reinvestido em mim, sendo assim, fiz um contrato com eles.

Durante os Próximos 2 anos e meio, tempo que eu terminaria o meu curso da Universidade, eu tenho o direito de poder usar esses mesmos R$1.100,00 por mês em algo que eu ache relevante para meu aprendizado: Cursos rápidos, Workshops, Eventos, Livros, Convenções, Palestras, Projeto e, por ultimo, daria até mesmo um Intercambio para San Francisco! Fazendo as contas: Se por 4 anos o custo médio que eu teria no Curso Superior é de 1.100,00 x 12, igual a 13.200,00 anuais.

Se você é uma pessoa equilibrada, não gasta dinheiro com o que é desnecessário, poderá muito bem fazer uma viagem para o exterior durante 5 meses com esse montante, não acha? Pois é, apesar do Dólar não está ajudando nem um pouco, vou conseguir viver bem com meu padrão de vida sem luxo. E a Experiência até agora tem sido incrível…

Passado exatamente 2 meses que eu sai do Brasil, completei a primeira etapa da minha viagem essa semana. Dividindo a viagem em duas: A primeira parte foi um pouco mais Passiva: Foi para reconhecimento de terreno, estudar, compreender e conversar em Inglês na maior parte do tempo na escola, uma preparação mínima para convivência nesse meu novo momento.

Procurei pessoas e espaços legais e que possam ajudar nos meus projetos de vida e turistei pelas ladeiras de São Francisco. Foi excelente esses meus dois primeiros meses aqui. Aprendi muito, mas agora é hora de começar a Fase mais Ativa: Hora agora para conviver com gente daqui, estudar por conta própria, Espreitar novos becos estreitos e receber só uma em troca: Aprendizado. Na verdade, essa é única coisa que eu defini como missão final dessa viagem: Aprender.

Por conta do aprendizado, eu gostaria de voltar a falar de um tema, Trabalho de Conclusão de Curso. Bom, para quem não sabe exatamente para que serve um TCC, o objetivo, é iniciar o envolvimento do aluno no campo da pesquisa científica.

Como característica possui rigorosos processos e normas a serem cumpridos e o resultado final é divulgar para o grande e obsoleto meio Acadêmico brasileiro, que infelizmente será mais um trabalho entre outros milhões que não conseguem sequer ter mais de 1 dúzia de leitores em ciclo restrito de pessoas após um ano.

Aí que a minhas idéias fizeram sexo, como não é permitido criar uma tese diferente sobre o próprio TCC no ensino superior. Resolvi fazer do meu Blog o meu TCC, ou seja, vai ser o meu: Trabalho de Conhecimento Continuo.

Sabendo do meu novo contexto Ativo da viagem,  a missão desse blog é mostrar as minhas experiencias com novo, através de uma percepção um pouco mais provocativa sobre interações entre gente, lugares e ideias. É compartilhar meu aprendizado, agora fora do Brasil.

Mostrar e dar dicas das coisas legais que rola em San Francisco e arredores, resumindo, vai ser o meu espaço para contar histórias de vida pelo meu olhar. E vocês, como avaliadores do meu TCC, fiquem a vontade de compartilhar experiências comigo.

Bem-vindos ao Aprendizado Mundo!